Passados estes dias e digerida a guerra que foi este fim-de-semana para acabar com o sofrimento da nossa menina não posso deixar de voltar a pegar neste assunto.
A Diva era um animal de quase 40kls, e apesar de já pouco se movimentar porque já estava cega e com os musculos atrofiados da idade, ainda tinha uma grande vivacidade e fomeca e vontade de viver. Daí nunca se ter colocado a questão da eutanásia. Mas na sexta-feira pouco ou nada havia a fazer. Durante a tarde entrou em coma e já não acordou. Tentámos eutanasiá-la nessa altura mas tinha já as veias totalmente colapsadas e foi impossível pô-la em descanso mais cedo. No sábado, perto do meio-dia, repentinamente, deixou de respirar. O coração continuava a bater curiosamente. Aguentou-se assim um ou dois minutos e depois ficou em paz. Penso que sem sofrimento.
Tenho a certeza que foi feliz! Isso dá-me algum consolo.
Após este tormento colocou-se uma questão: onde colocar o animal. Definitivamente não somos pessoas para colocar um membro da nossa família no contentor do lixo! Tal como aconteceu com o Gorkï há uns anos entrámos em contacto com o Canil de São Lázaro que possui um serviço extraordinário. Não só cremam os animais por um preço irrisório, como entregam as cinzas caso a pessoa queira ou enterram os meninos num espaço próprio para o efeito. Fomos lá levá-la e adorámos, dentro das circunstâncias, aquele espaço. Os animais pareciam de facto felizes e andam à vontade e bem tratados, o que, sem dúvida, minimiza o sofrimento em que se encontram.
E pronto, lá deixámos a nossa Mrs Magoo e irão hoje buscar as cinzas para se juntar novamente a nós e, também ela, se transformar num cão-jasmim.
Até sempre Divinha! :)
Os meus mais sinceros abraços.
ResponderEliminarA Diva estará de certeza em prados verdejantes com a minha Lady M.
felizes
bj
É claro que foi feliz! Morreu em familia!
ResponderEliminarBeijinhos grandes!
... e eu só choro... semana difícil esta...
ResponderEliminarAna,
ResponderEliminarMe solidarizo a vc nesse momento tão difícil.
Tive a mesma situação na semana passada e sei o quanto é triste tomar essa decisão, a eutanásia.
Meu consolo é saber que eles estivera conosco e trocamos crinho, amor e uma grande amizade.
bjs
A Diva acabou por ter sorte. Teve amigos junto dela até ao fim. Força aí, Anita!
ResponderEliminarOhhh... Só agora soube. Não há muito a dizer...
ResponderEliminarExcepto que o facto de ter sido uma cachorra feliz. O que faz toda a diferença.
Uauff para vocês.
E agora fica o carinho e as recordações dos tempos felizes que viveram com ela...
ResponderEliminarAbraço.
Beijinhos grande meus e da minha pequeruxa Vénus
ResponderEliminarAmigos como estes deixam sempre saudade.
ResponderEliminarA Putchi, que está em casa dos meus pais, já tem 12 anos. Já está mais "paradita", mas fora isso está tudo bem com ela. O tempo voou... 12 anos passaram-se rápido. Nem quero imaginar quando ela tiver que partir...
Beijinhos e força!