terça-feira, 26 de maio de 2009

Ainda a Diva...

Passados estes dias e digerida a guerra que foi este fim-de-semana para acabar com o sofrimento da nossa menina não posso deixar de voltar a pegar neste assunto.
A Diva era um animal de quase 40kls, e apesar de já pouco se movimentar porque já estava cega e com os musculos atrofiados da idade, ainda tinha uma grande vivacidade e fomeca e vontade de viver. Daí nunca se ter colocado a questão da eutanásia. Mas na sexta-feira pouco ou nada havia a fazer. Durante a tarde entrou em coma e já não acordou. Tentámos eutanasiá-la nessa altura mas tinha já as veias totalmente colapsadas e foi impossível pô-la em descanso mais cedo. No sábado, perto do meio-dia, repentinamente, deixou de respirar. O coração continuava a bater curiosamente. Aguentou-se assim um ou dois minutos e depois ficou em paz. Penso que sem sofrimento.
Tenho a certeza que foi feliz! Isso dá-me algum consolo.
Após este tormento colocou-se uma questão: onde colocar o animal. Definitivamente não somos pessoas para colocar um membro da nossa família no contentor do lixo! Tal como aconteceu com o Gorkï há uns anos entrámos em contacto com o Canil de São Lázaro que possui um serviço extraordinário. Não só cremam os animais por um preço irrisório, como entregam as cinzas caso a pessoa queira ou enterram os meninos num espaço próprio para o efeito. Fomos lá levá-la e adorámos, dentro das circunstâncias, aquele espaço. Os animais pareciam de facto felizes e andam à vontade e bem tratados, o que, sem dúvida, minimiza o sofrimento em que se encontram.
E pronto, lá deixámos a nossa Mrs Magoo e irão hoje buscar as cinzas para se juntar novamente a nós e, também ela, se transformar num cão-jasmim.
Até sempre Divinha! :)

9 comentários:

  1. Os meus mais sinceros abraços.
    A Diva estará de certeza em prados verdejantes com a minha Lady M.
    felizes
    bj

    ResponderEliminar
  2. É claro que foi feliz! Morreu em familia!

    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  3. ... e eu só choro... semana difícil esta...

    ResponderEliminar
  4. Ana,
    Me solidarizo a vc nesse momento tão difícil.
    Tive a mesma situação na semana passada e sei o quanto é triste tomar essa decisão, a eutanásia.

    Meu consolo é saber que eles estivera conosco e trocamos crinho, amor e uma grande amizade.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. A Diva acabou por ter sorte. Teve amigos junto dela até ao fim. Força aí, Anita!

    ResponderEliminar
  6. Ohhh... Só agora soube. Não há muito a dizer...
    Excepto que o facto de ter sido uma cachorra feliz. O que faz toda a diferença.
    Uauff para vocês.

    ResponderEliminar
  7. E agora fica o carinho e as recordações dos tempos felizes que viveram com ela...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Beijinhos grande meus e da minha pequeruxa Vénus

    ResponderEliminar
  9. Amigos como estes deixam sempre saudade.

    A Putchi, que está em casa dos meus pais, já tem 12 anos. Já está mais "paradita", mas fora isso está tudo bem com ela. O tempo voou... 12 anos passaram-se rápido. Nem quero imaginar quando ela tiver que partir...

    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar

frontpage stats
Pay Check Advance