segunda-feira, 6 de abril de 2009

Há dias assim...


Pedi hoje autorização ao Pepe para escrever aqui. O blog é deles, tem como objectivo falar da vidinha feliz deles, mas hoje a catarse é minha, que me desculpe quem por aqui passar!

Faz hoje um ano que uma grande amiga do Pepe e da Alice nos deixou. A minha avó. Não era a pessoa mais efusiva com os animais e não andava sempre agarrada a eles a exigir mimos como eu, mas respeitava-os e preocupava-se com eles. Não poucas vezes dei com ela a passar a mão pelo pêlo da Alice e a sorrir pelo facto de o Pepe ter medo de toda a gente. Dela não tinha. Gostava dela. Ela ria-se das parvoíces deles e gozava comigo por tratá-los como "pessoas".
Era contra os animais em casa. Mas sempre os teve. Resmungava, ficava chateada mas nem eu nem a minha mãe lhe demos hipótese. E ela gostava. Mas tinha um mau feitio só dela sempre a resmungar e a embirrar que estava tudo sujo! Fazia parte.
Mais que minha avó foi minha mãe. Ensinou-me a ler nas "gordas" do jornal e os princípios que hoje tenho. Ensinou-me que em primeiro lugar está a família e que a família, aconteça o que acontecer, está sempre lá. Tentou ensinar-me a Salvé Rainha nas tardes em que insistia em pôr-me a dormir a sesta. Nunca a aprendi. Fez-me todos os bordados da escola e ficava triste por não gostar de cozinhar. Ensinou-me o dom de amar e infelizmente ensinou-me o que é a saudade.
Hoje já cá não está em corpo. Deixou-nos durante o sono faz exactamente hoje um ano. Em paz. Como sempre viveu.
Ainda que não acredite em Deus, a minha avó já provou estar algures a olhar por nós e a afastar-nos do que não interessa e do que nos faz mal. Onde não sei. Só sei que sinto a falta dela e que parece que foi ontem que nos deixou.

Um grande beijo avó!

5 comentários:

  1. se o meu teclado pegar fogo devido ao curto circuito causado pelas muitas lágrimas que estou derramando em cima dele será por culpa de vocês!

    a avó em muito lembra a minha mãe e que se foi, também, mas há um pouco mais de tempo. já lá se vão mais de 4 anos! 4 anos, 2 meses e alguns dias... ah! eu sou ruim de contas, oras... mas eu sinto uma saudade tão grande mesmo, assim que nem tu! que nem vocês. minha mãe sempre amou os cães, por gatos, nunca teve grandes paixões, mas era muito apegada ao Gato Sammy que dela sentiu - talvez ainda sinta -, muita falta. prá nós, eu e a Nah, ela é a pessoa que está sempre nos protegendo e percebemos isso em algumas coisas que nos acontece, as vezes, para a qual dizemos... "só pode ser coisa da vó", da minha mãe.

    e eu gosto de vocês mesmo, um tantão assim ó - estão vendo!? - que já lhes separei um outro presente muito mimoso que venho cá pedir que passem lá no Black para pegar! não nos conhecemos pessoalmente, mas gosto de vocês como se fôssemos vizinhos de porta que se conversam todos os dias. aqueles de antigamente, que a pressa e o tempo e esta bendita tecnologia chamada internet, parece, deu um jeito de fazer sumir... mas também, se não fosse a internet, como nos iríamos "conhecer", não é?

    grande beijo prá vocês, Alice, Pepe e doninha! obrigada pelos bons momentos que passo quando venho aqui lhes visitar...

    §:^D

    ResponderEliminar
  2. Sou do Brasil e faz tempo que leio este blog [e o adoro!], mas nunca comentei nada. Hoje tem que ser diferente. Amanhã completará oito meses que meu avô paterno morreu, e em maio completará seis anos que minha avó materna morreu. É horrível passar por isso, eu sei. Você não deve pedir desculpas por dividir a dor conosco. Amigos [mesmo os virtuais e mesmo os que nunca se manifestaram, como eu] devem estar sempre prontos para dividir não só as alegrias e os momentos divertidos. Sinta-se sempre livre para falar de suas tristezas conosco. Estamos aqui também para isto, não apenas para rirmos com as peripécias do Pepe e da Alice, que são lindos.

    "Marradinhas" para a doninha! Fique bem =]

    ResponderEliminar
  3. Pois... eu não a conheci. Infelizmente, sei que se estou aqui feliz e contente devo-o ao facto de ela ter partido... Pois... o Mário e a Iô não se conformaram com o vazio cá em casa e decidiram adoptar um cão. Por coincidência (porque estavam a contar adoptar um cão do canil municipal) deram comigo numa loja, apaixonaram-se e voilá, aqui estou eu, Briosa, ao vosso dispor. Os animais das lojas também precisam de mimos e é horrível ficar muito tempo enfiada num aquário a aturar miúdos e graúdos e baterem nos vidros; um verdadeiro inferno! Pois... o nosso assunto... O Mário e a Iô continuam tristes por ela não estar mais com eles e eu faço o que posso por os fazer felizes. Quanto a mim, sou feliz, nada me falta a não ser umas certas comidinhas, cheirosas, que eles escondem de mim... ai, ai... (vai daí, vingo-me nas peúgas, and so on...) rsrsrsrs

    ResponderEliminar

frontpage stats
Pay Check Advance